Iron Maiden: a visão detalhada de "The Trooper"
BRUCE canta incrivelmente em muitas das faixas mais recentes do MAIDEN, como “The Trooper” - PAUL Di´ANNO, Classic Rock, 1984
De 1853 a 1856 foi travada, onde hoje se localiza a Ucrânia um conflito armado envolvendo o (então) Império Russo de um lado e, de outro, uma coligação que incluía a França, o Reino Sardenho, o Império Otomano e o Reino Unido. A Guerra da Criméia envolvia uma disputa por aquele local, dado como estratégico, e só terminou com a assinatura do Tratado de Paris, três anos depois de seu início.
Tal qual a influência de AYN RAND para as composições de NEIL PEART no RUSH, “The Trooper” escrita por STEVE HARRIS é inspirada na literatura – a fonte é o poema “The Charge of The Light Brigade de ALFRED TENNYSON, que por sua vez foi inspirado na Batalha de Balaclava, ocorrida em 25 de outubro de 1854, na margem do Mar Negro e foi o segundo maior confronto durante este conflito. Da intro “cavalgada” ao conteúdo lírico, a faixa é uma pequena painel da história para os aficcionados do tema.
Ainda que o poema como um todo remeta à letra, segundo consta, HARRIS se inspirou em um trecho específico no momento de compô-la (Canhão à direita deles, canhão à esquerda deles, canhão à frente deles saraivaram e trovejaram; atingidos por balas e obuses, com audácia eles cavalgaram e bem, para as mandíbulas da Morte, para a boca do inferno cavalgaram os seiscentos), o que realmente coaduna com o foco da faixa na tensão da batalha, em trechos como “Nós chegamos tão perto, suficiente para lutar/Quando um russo me pega em sua mira/Ele puxa o gatilho e eu sinto a pancada/Uma rajada de tiros derruba meu cavalo” ou “O cavalo transpira com medo e nós começamos a correr/O poderoso som das armas russas/E à medida que nós corremos em direção à parede humana/Os gritos de dor enquanto meus camaradas caem”.
Segundo declarou à publicação Brave Words & Bloody Knuckles o baixista afirmou que ‘sempre ouvi sobre me orgulhar da bandeira britânica e tudo mais, sobre cumprimento do dever. Algumas de nossas canções tentam colocar o ouvinte nessa posição, perguntando como ele se sentiria”
“Trooper” foi o segundo single de “Piece of Mind”, vendeu horrores, está tatuada (a capa do single) no braço de HARRIS e é constantemente regravada. Ao vivo, além de já ter citado trechos do poema, BRUCE brande a famosa bandeira e, segundo a versão gringa da Wikipedia, o famoso casaco vermelho teria sido usado durante a batalha em que a música foi baseada. Reliquía ou marketing- não dá para saber.
Comercialmente, o registro ainda rendeu outros frutos. Em 2013, a banda lançou a Trooper Ale, que é produzido pela cervejaria Cheshire Robinsons. BRUCE DICKINSON disse: "Eu sou um fã de longa data da tradicional cerveja Inglês, eu pensei que eu tinha morrido e ido para o céu quando fomos convidados a criar a nossa própria cerveja e eu tenho que dizer que estava muito nervoso. Os Robinsons são as únicas pessoas capazes de fazer isso. Sua magia tem sido a de criar o casamento alquímico de sabor e textura. Eu amo isso." Um brinde!
Fonte: Whiplash.net
Nenhum comentário: